A importância da impermeabilização

Piso de Revestimento Cerâmico
6 de novembro de 2018

A importância da impermeabilização

A impermeabilização ao contrário do que muita gente pensa, ela não é só importante, uma boa impermeabilização, para evitar transtornos estéticos e funcionais tais como:

    • Pingos de eflorescência no seu carro;
    • O poço do elevador cheio de água do lençol freático impossibilitando o uso do elevador;

A impermeabilização por norma brasileira, existe algumas normas que tratam do assunto, ela vai mais do que isso, é um pouco mais abrangente, ela fala disso claro, é relevante, mas ela também tem a perspectiva de proteção da edificação, proteção da estrutura ou seja se faz necessária que a estrutura tem uma vida útil, segundo norma no mínimo 50 anos de vida, o que significa passar 50 anos sem apresentar nenhum tipo de problema.

E a impermeabilização é fundamental para que se garanta essa vida útil. A norma brasileira ela parte da premissa que o usuário de uma edificação tem um requisito, esse requisito chama-se Estanqueidade ou seja deve estar seco, e diferentemente de outros requisitos que esse usuário também tem, por exemplo: o isolamento acústico.

A estanqueidade a tolerância é zero. No isolamento acústico é medido o quanto é que pode passar de ruído de um pavimento para o outro, o quanto que pode passar de ruído de um ambiente para o outro, a tolerância na edificação quanto à estanqueidade a 0.

Ou seja uma edificação ela é projetada para não ter nenhum pingo de humildade, de não ter nenhum mofo proveniente de umidade, e a norma, corretamente, parte do princípio que o usuário tem esse requisito.

Para fazer isso o pessoal, não tem mágica, a norma também te dá “uma receita de bolo” para você conseguir esse empenho, para você conseguir chegar nesse nível estanqueidade.

Você precisa:

  • De um bom projeto;
  • De uma boa execução;
  • Uma boa qualidade, controle tecnológico de material;
  • Boa orientação
  • Disciplina;
  • Disposição
  • e de uma manutenção ao longo da edificação pra conseguir essa tolerância zero quanto à umidade ou seja conseguiu requisito estanqueidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco