Projetos de Revestimento

As fachadas são os elementos mais visíveis de uma edificação, muitas vezes motivando a aquisição de um imóvel. Sua imagem projetada para toda a região do entorno reflete a personalidade de quem vive ali e de quem a projetou. Dessa forma, por ser tão importante para o bem estar de todos que entram em contato com o edifício, é necessário manter a fachada íntegra funcional e esteticamente. Para que isso aconteça, é necessário que o revestimento de fachada seja corretamente especificado e executado, deixando de lado as técnicas empíricas e voltando-se para a ciência do processo.

Por isso, uma tendência na Engenharia Civil é a realização de um projeto de fachada, específico para cada obra e que contém todas as especificações para uma correta execução. Um item que possui grande importância no projeto de uma fachada são os detalhes construtivos, tais como peitoris, pingadeiras, frisos, etc. Este trabalho buscou identificar quais são as melhores práticas de projeto e execução de detalhes construtivos para que esses elementos apresentem um bom desempenho, que se traduz em bom desempenho de toda a fachada.

A partir da revisão bibliográfica foi feito um levantamento das manifestações patológicas causadas devido ao mau funcionamento dos detalhes construtivos e quais são as recomendações técnicas para utilização. Além desses dados, foi realizada uma análise de campo na qual foram observadas quais são os problemas mais frequentes nas fachadas ocasionados pelo funcionamento incorreto dos detalhes construtivos.